O Dubai é uma grande cidade num processo de construção muito acelerado, onde estão a ser construídos todos os dias projetos únicos e inovadores. Um dos maiores projetos são as Palm Islands, ilhas com o formato de palmeiras, que são as maiores ilhas artificiais do mundo.
Mahammed Bin Rashid Al Maktoum pretendia aumentar a costa do Dubai, para poder oferecer a todos os turistas e residentes mais praias, foi então encontrada a solução da construção das ilhas Palm Jumeirah, Palm Jebel Ali e Palm Deira, que permitirão aumentar em 520 KM a costa do Dubai.
Palm Jumeirah e Palm Jebel Ali necessitam de aproximadamente 100 milhões de metros cúbicos de rochas e areia na sua construção, enquanto que Palm Deira necessita de 1000 milhões. Para além de várias moradias nestas ilhas, existirão mais de 100 hotéis de luxo, parques de diversão, restaurantes, shoppings, entre outros.
Palm Jumeirah é a mais pequena das 3 ilhas, onde viu a sua construção começada em 2001, com um comprimento de 5 KM e uma largura de 5,5 KM. Segundo a National Geografic, todas as moradias foram vendidas em 1 dia, pelo preço médio de 2 milhões de dollars, sendo a maior parte dos compradores milionários, que apenas as usam como casa de férias.
Esta fantástica ilha possuí ainda um dos hotéis mais luxuosos do mundo, com uma área privada de 800 metros de praia. O hotel Atlantis de 5 estrelas, oferece fantásticas vistas do mar Árabe, possuí o seu próprio oceanário, possibilidade de nadar com golfinhos, e amplos e luxuosos quartos com varandas privadas.